Ícone do site Soul Espirito

Os norte americanos estão se tornando menos espirituais e menos religiosos

mas você nunca saberia disso pela última pesquisa da Pew

(Photo by msandersmusic/Pixabay/Creative Commons)


Os americanos estão demonstrando uma redução tanto na espiritualidade quanto na religiosidade, conforme indicado pela mais recente pesquisa da Pew, embora essa tendência não seja prontamente perceptível.

Na semana passada, a Pew divulgou um novo levantamento que descreve o estado da espiritualidade nos Estados Unidos. A pesquisa fornece informações interessantes sobre as crenças espirituais dos americanos, além de novos dados demográficos relacionados à autoidentificação como “espiritual” e/ou “religioso”.

Contudo, a pesquisa não aborda como os números de autoidentificação mudaram ao longo do tempo. Em vez disso, concentra-se no seguinte aspecto:

Embora as pesquisas do Pew Research Center tenham documentado uma diminuição desde 2007 na porcentagem de americanos que se identificam como cristãos, a evidência de que a “religião” está sendo substituída pela “espiritualidade” é mais frágil, em parte devido à complexidade de definir e separar esses conceitos. Esta pesquisa busca preencher essa lacuna.

Bem, tudo bem. No entanto, a questão de saber se a religião está sendo substituída pela espiritualidade tem sido respondida até agora perguntando às pessoas se se consideram espirituais e/ou religiosas. De fato, duas pesquisas anteriores do Pew, assim como a presente, fornecem as porcentagens correspondentes.

Assim, a proporção de americanos que se declaram “espirituais, mas não religiosos” – spiritual, but not religious (SBNRs), aumentou de 19% para 27% entre 2012 e 2017, mas desde então caiu para 22%. Em relação às outras três categorias:

Em resumo, a proporção de americanos que se declaram espirituais diminuiu três pontos percentuais de 2012 a 2017 e, desde 2017, caiu mais cinco pontos, representando uma queda geral de 78% para 70% da população adulta. Isso contrasta com a queda de sete pontos (de 65% para 58%) na proporção daqueles que se declaram religiosos.

A partir desses números, a evidência de que a “religião” está sendo substituída pela “espiritualidade” parece inexistente. Pelo contrário, no momento, a espiritualidade está diminuindo um pouco mais rapidamente do que a religiosidade.

Essa parece ser a informação destacada na nova pesquisa da Pew. Contudo, há também uma razão para a Pew ter, de certa forma, suprimido essa informação.

Em primeiro lugar, essa notícia poderia ofuscar as informações detalhadas sobre crenças apresentadas pela pesquisa. Além disso, percebe-se que os termos “espiritual” e “religioso” não diferenciam as pessoas tão claramente quanto se poderia pensar. De fato, ao buscar definir e separar os dois, a pesquisa identifica uma sobreposição significativa.

Por exemplo, 89% dos “espirituais, mas não religiosos” (SBNRs) acreditam que as pessoas têm uma alma ou espírito além de seus corpos, em comparação com 92% dos religiosos (Rs). E enquanto mais de 70% dos SBNRs acreditam que animais, árvores, rios e montanhas “podem ter espíritos ou energias naturais”, metade dos Rs compartilha dessa crença.

Quanto ao que os próprios entrevistados consideram ser espiritual, 14% dos SBNRs relacionam isso à crença em Deus e outras doutrinas estritamente religiosas, enquanto 36% dos Rs o fazem. Da mesma forma, 46% dos SBNRs relacionam o ser espiritual a ideias abstratas, como a crença em uma força superior, assim como 27% dos Rs. Vale a pena observar que mais de um terço dos SBNRs realmente afirmam uma identidade religiosa.

No final, a pesquisa não fornece uma resposta para a pergunta de se a espiritualidade está substituindo a religião. Sua conclusão parece ser que a pergunta é impossível de ser respondida, se não for sem sentido. No entanto, dado o quanto “espiritual” e “religioso” estão intimamente ligados, não deve surpreender que eles estejam seguindo um caminho semelhante.

Fonte:

MARK, S. (2023). Religion News.
ALPER, B. et al. (2023). Spirituality among Americans – PEW Repport.

Sair da versão mobile