Ícone do site Soul Espirito

A inteligência espiritual pode estar associada à autogestão do diabetes tipo 1

O diabetes tipo 1 (DT1) é uma condição de saúde crônica que impõe um fardo significativo aos indivíduos afetados. A autogestão da doença é crucial para reduzir o risco de complicações de saúde. Diversos fatores podem estar associados à autogestão do DT1, incluindo o conhecimento sobre a doença, idade e outros. A espiritualidade pode desempenhar um papel na autogestão em outras condições e impactar positivamente os resultados da doença. No entanto, o impacto da espiritualidade e da inteligência espiritual na autogestão do DT1 ainda é pouco compreendido. O estudo desenvolvido por pesquisadores iranianos teve como objetivo investigar a associação entre inteligência espiritual e autogestão do DT1.

Este estudo transversal incluiu 220 pacientes adultos com DT1 encaminhados a uma clínica de diabetes ambulatorial no Irã em 2022. Os pacientes foram incluídos se tivessem entre 18 e 35 anos, tivessem diagnóstico de DT1 e não sofressem de transtornos mentais. Os participantes foram excluídos se estivessem usando medicamentos psiquiátricos ou narcóticos ou se não conseguissem ler ou escrever. Os participantes completaram um questionário de 24 itens sobre pensamento crítico, significado pessoal, consciência transcendental e desenvolvimento da consciência para avaliar a inteligência espiritual. O “Self-Report Measure of Self-Management of Type 1 Diabetes for Adolescents” (SMOD-A) foi utilizado para avaliar a autogestão do DT1. O resultado principal foi a associação entre as pontuações nos questionários sobre inteligência espiritual e gestão do DT1.

Os resultados demonstraram que a inteligência espiritual foi um preditor significativo da autogestão do DT1 após ajuste para fatores de confusão, incluindo idade, nível de educação, duração da doença e outros. A relação entre inteligência espiritual e gestão do diabetes foi estimada em 0,27, e verificou-se que a inteligência espiritual previa 7,2% da variabilidade na autogestão entre os pacientes com DT1. No entanto, o estudo foi limitado pela natureza auto-relatada da autogestão do DT1, o que pode ter introduzido viés. Ainda assim, o presente estudo sugere que a inteligência espiritual pode desempenhar um papel importante na autogestão do DT1.

Leia o estudo na íntegra:
Rafiei, S., Souri, S., Nejatifar, Z. et al. The relationship between spiritual intelligence and self-management in patients with diabetes type 1. BMC Endocr Disord 23, 231 (2023). https://doi.org/10.1186/s12902-023-01482-4

Sair da versão mobile